30 de nov. de 2014

Corra ou Morra - The Human Race, no Now

Assisti, no Now, o instigante The Human Race que se chamou por aqui "Corra ou Morra". A trama é bem simples e provocativa: 80 pessoas aleatórias são abduzidas para um local desconhecido e passam a ouvir um set de instruções em suas cabeças:

"A escola, a casa e a prisão são seguras. Sigam as setas ou vocês morrem. Fiquem no caminho ou vocês morrem. Se derem duas voltas em vocês vocês morrem. Não encostem na grama ou vocês morrem. Corram ou morram."

Cada pessoa ouve as instruções em sua própria voz (minor spoilers aqui, selecione com o mouse para ler: inclusive um casal de surdo-mudos arrebatado), repetidamente, bem como uma espécie de contagem regressiva dos participantes eliminados.

O filme é muito, muito simples em sua proposta, mas bem assistível - diversão descompromissada para quem estiver a fim de não pensar muito.

Com o que se parece este filme?

Me esforcei muito para tentar lembrar de onde eu conhecia esta trama, porque existe um clima de deja vu que me acompanhou por todo o filme. Acredito que tenha a ver com a atual onda dos filme de "sobrevivência adolescente" como Jogos Vorazes e Maze Runner (que também levou no Brasil o subtítulo Correr ou Morrer) - mas enquanto assistia tive flashes do ancestral O Sobrevivente, com Arnold Schwarzenegger, e do  clássico japonês Battle Royale que é, inclusive, mencionado no cartaz do filme.


Outra referência que me ocorreu foi o conto, The Long Walk de Stephen King - que no Brasil se chamou "A Longa Marcha" e que é uma das coisas mais sofridas que já li dele - você encontra uma resenha em português deste conto de King aqui.

Após ver o final explode-cabeça de The Human Race, outras referência se juntaram a esta lista. Para não dar spoiler, coloquei em tinta branca aqui embaixo (passe o mouse para ler mas só após ver o final do filme).


O plot twist final é muito, muito parecido com o episódio Arena, da série Star Trek clássica e que, por sua vez é baseado em um conto de mesmo nome de Frederic Brown - ainda mais parecido. 

Para finalizar, The Human Race é diversão garantida para os apreciadores do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...