22 de nov. de 2010

Supernatural S06E09 - Clap Your Hands If You Believe

Spoiler Alert!  “Serão os UFO’s Fadas?” Este foi o tom do episódio de Supernatural desta semana. Embora possa ter surpreendido a muitos, esta tese não é nova: ela já aparece no livro Passaporte para a Magônia (1969), de Jacques Vallée – um dos maiores e melhores best-sellers ufológicos de todos os tempos. 

Neste livro, Vallée faz uma análise intensa dos avistamentos de seres voadores na era pré-industrial - o que inclui bruxas, fadas, elfos, etc. - e os compara com os modernos avistamentos de UFO’s, percebendo coincidências notáveis - muitas coincidências - entre um e outro conjunto de avistamentos.  Tudo o que Vallée fala faz todo o sentido: se você examinar a literatura envolvendo os seres sobrenaturais folclóricos da europa medieval verá que já está tudo ali: carruagens  naves luminosas, círculos nas plantações (crop circles), abduções, lapsos de tempo, visitações noturnas, etc. Este paralelo já era conhecido do meio ufológico antes mesmo do livro de Vallée - e era visto como uma "prova" de que UFO’s já existiam de ganharem este nome, em meados do século XX.  [Jung também já havia demonstrado a continuidade entre os dois conjuntos de avistamentos no seu "Um Mito Moderno sobre Coisas Vistas no Céu" (1958) - atendo-se mais, no entanto, ao aspecto psicológico do fenômeno.]

A grande sacada de Vallée - genial, se me perguntarem - foi a de propor a seguinte questão: e se os avistamentos de UFO’s no século XX fossem "prova" de que os mesmos fenômenos reputados pelos antigos continuam acontecendo em nossa era tecnológica - e não o contrário?  (ou seja, "E se os UFO’s fossem Fadas ao invés das Fadas serem UFO’s?") Para resumir beeeeeeeeeem o desenvolvimento do livro, Vallée acaba concluindo que se tratam de seres extradimensionais que tendem a ser percebidos diferentemente de acordo com o paradigma cultural vigente: "fadas" para as populações agrícolas da europa medieval e "espaçonaves" para nós. Jóia, não?

Esta abordagem fica bem clara neste episódio de Supernatural: na parte em que o elfo-mor afirma que, por serem de uma dimensão paralela à nossa não teriam quaisquer dificuldades de resgatar a alma de Sam da jaula. Perceberam?

No mais, o episódio de Supernatural desta semana foi bem legal – apesar de meio bobo. Agradou também a abertura estilo Arquivos X  -  muito bem feitinha - e agradou aos saudosistas das aventuras de Mulder e Scully - como eu. Espero que seja o início de uma retomada na qualidade dos episódios que, como tivemos a oportunidade de comentar, andaram bem ruinzinhos.

Notas: 

- Coloquei o Spoiler Alert! no início deste post apenas por excesso de zelo, já que o próprio título do episódio - "Bata Palmas se você Acredita" - já é um Mega Spolier! Esta é a fórmula para curar a Sininho no livro de J. M. Barrie,  Peter Pan. Também é um pouco gozação/homenagem - pelo menos assim eu o achei - com o I Want to Believe de Arquivos X.

- Em outro post comentamos sobre como o livro Eram os Deuses Astronautas?, de Erich von Däniken influenciou clássicos como Battlestar Galactica e Star Trek (as séries clássicas, pelo menos). Este episódio de Supernatural retoma o tema com outra abordagem: será coincidência? (brincadeirinha)

- A figura que escolhi para abrir este post é de um afresco sobre a Crucificação datado do século 14 (!) - o link para o verbete da Wikipedia sobre o monastério no qual está localizado o afresco está aqui! Não tem nada a  ver com fadas - que é o tema deste episódio de Supernatural - mas é legal assim mesmo! A imagem inteira coloquei aí embaixo - para se pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...