22 de ago. de 2010

Nurarihyon no Mago - ぬらりひょんの孫 - Episódios 01 a 05


Nurarihyon no Mago é um dos animes da nova temporada Japonesa que vale a pena conhecer - se você gosta de animes. A impressão que tive ao assistir o primeiro episódio foi que estava diante de um Inu Yasha passado inteiramente no mundo moderno, no qual os Yokais se recolheram do mundo humano e passaram a organizar de um modo que lembra muito as famílias criminosas da Yakuza.

A trama se centra em um garoto aparentemente normal, herdeiro involuntário de uma grande clã Yokai - e ele mesmo 1/4 Yokai, por parte de seu avô. Apesar de só querer saber de ir à escola e não mostrar interesse pelos "negócios" da família, o jovem Riku possui um segredo: à noite, ele adquire o poder de se transformar em um Yokai super-poderoso - uma espécie de versão futura dele mesmo - que, ao contrário de sua versão criança, deseja ardentemente se tornar "O Terceiro": o líder máximo de todos os Yokais. Neste processo, ele deve lutar contra os clãs Yokais que não desejam ver um ser parcialmente humano no comando, fazer alianças com os demais clãs e, ao mesmo tempo, esconder a sua real natureza de seus coleguinhas de escola (todos eles obcecados com Yokais).

Nota Otaku (sobre o significado do termo Yokai): muito embora no Brasil se tenha optado por traduzir a palavra Yokai por "demônio" - lá desde os tempos de Inu Yasha, cada vez mais eu me convenço de que esta não é de forma alguma uma tradução adequada. Eu tenho para mim que uma tradução muito mais correta para Yokai seria "assombração". Isto fica bastante evidente neste anime, ao meu ver, quando um dos coleguinhas de Riku diz que "Yokais costumam morar em casas velhas como a dele" (de Riku ). Devemos lembrar que estamos tratando aqui de criaturas do folclore popular japonês, o qual foi totalmente alheio a influências do cristianismo por boa parte da sua história. Também a motivação primária dos Yokais em causar "medo" nos humanos - e não corrompê-los, tentá-los ou os induzirem a cometer atos criminosos - os torna muito mais parecidos com fantasmas - do que com qualquer outra coisa. Nos filmes de terror japoneses não é diferente: cerca de 95% destes filmes são centrados em fantasmas (e por isso são - muitas vezes - chatos para os padrões ocidentais). Não existe, na cultura japonesa, ao que parece, a extraordinária proliferação de criaturas sobrenaturais que temos aqui no Ocidente (vampiros, lobisomens, zumbis, etc.) mas, ao contrário, os seres do outro mundo são, basicamente, egressos deste.

Em tempo: uma (rara) exceção do que eu disse na nota acima é o anime High School of the Dead - outra estréia desta temporada. Os três primeiros episódios são muito bons e lembram um filme de George Romero - só que em formato anime. Os episódios seguintes, no entanto parecem se concentrado mais nas protagonistas que nos zumbis propriamente ditos - com lamentável resultado. Uma das grandes decepções da temporada - ao lado de Occult Academy (世紀末オカルト学院, Seikimatsu Okaruto Gakuin) - na minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...