14 de ago. de 2010

"Vale a pena assistir Lost, agora que acabou?"


A frase título deste post na realidade - uma realidade paralela, na qual o vôo 815 não cai e a ilha jaz submersa no oceano de nossos sonhos desfeitos - deveria ser  "Para quem nunca viu, vale a pena assistir Lost, agora que acabou?". Esta pergunta, que já havia sido proposta em um Nerdcast, me ocorreu novamente ao me deparar com o post da Ana Magal, a solitária seguidora deste Blog. A resposta, ao meu ver, é não, não vale.

Isto porquê Lost é mais que um seriado, é uma experiência. Você não só assiste Lost: você debate com os amigos, vasculha a Internet em busca de pistas, ouve podcasts sobre o tema, vai em busca dos webisodes, enquanto aguarda ansiosamente pelo próximo episódio (e no meio disso tudo, é claro, a sua vida acontece). Só assistir Lost pura e simplesmente não tem a mesma graça sem esse background.

Existem muitas séries verdadeiramente boas, mas poucas se tornam um fenômeno de mídia. Uma série que - me parece - partilhou um pouco disso - desta natureza de fenômeno - foi Arquivos X embora na época o hype não fosse tão intenso por aqui - devido ao lag dos episódios por estas bandas e ao pouco desenvolvimento da web. Há, no entanto, razões de sobra para crer que Arquivos X foi, respeitada a escala, algo bastante semelhante a Lost em termos de repercussão - e seguidores. Muitos fãs de Arquivos X - à semelhança de muitos fãs de Lost - acreditavam ver, nas desventuras de Mulder e Scully, explicações reais para a natureza do Universo (e quem sabe, talvez o fossem!) e que as conspirações tratadas ali eram reais (!). Pouca gente lembra, mas o fim da série também não agradou na época  aos fãs - nem nunca poderia agradar, porquê estes não queriam, na realidade, que ela acabasse. Ouvi de mais de um fã a enigmática frase de que "eles" estavam tirando Arquivos X do ar - sempre tem um "eles", como diz Sam Neil no lovecraftiano In the Mouth of Madness.

(A citação de In the Mouth of Madness, acima, não poderia ser mais apropriada: o filme nos fala de um livro no qual as pessoas passam a acreditar com tanta veemência que este passa a se sobrepor e reescrever a realidade - com Lost e Arquivo X foi assim também, pelo menos na realidade pessoal de seus fãs.)

Uma diferença importante entre Arquivo X e Lost - e que pode explicar o hype maior desta última - é a interatividade dos produtores da série e a base de fãs - muito maior em Lost. A facilidade da web, é claro, ajuda em muito neste processo de comunicação de mão dupla, caracterizando o que Seth Godion possivelmente chamaria de "alça de feedback rápido". Isto foi algo de inédito para séries de televisão e, podemos dizer, as trouxe definitivamente para a era 2.0. 

No mais, Arquivos X resolveu a sua trama principal, se não me engano, lá pelo seu quinto ano: fica tudo muito bem explicadinho para quem estava prestando atenção, o que era a conspiração alienígena, que fim levou a irmã do Mulder, (o óleo negro, meu Deus, ele explicaram o que era o óleo negro!), a origem do Canceroso, etc. Lost durou até o sexto ano e deixou muita coisa sem explicar. O que é melhor: sair no auge, enquanto os holofotes ainda estão em cima de você ou se deixar esvair por três ou quatro anos de episódios abaixo da média? Fica aqui (mais) essa pergunta para vocês. 

Um curiosidade: o número da porta do apartamento do agente Fox Mulder é 42, um dos números fatídicos de Lost e a resposta à Vida, ao Universo e sabe lá o que mais, segundo O Guia do Mochileiro das Galáxias. Seria apenas coincidência?

2 comentários:

  1. Ótimo post, o melhor que li até agora sobre o final deste seriado. De todo não foi ruim este seriado, porém acredito que a empolgação foi um dos pés de barro do mesmo. Um erro clássico foi querer colocar muito personagens importantes ao longo da série quando poderiam fazer isso em paralelo desde o início e num determinado momento começar a fundir os passageiros do avião com os "nativos" da ilha. Penso que a comparação com Arquivo X é limitada, sendo que Arquivo X ainda teve fôlego para emplacar filme. Quanto ao mencionar que muitos fãs destes seriados passam a achar que as cosias ditas nos seriados são reais até pouco tempo eu diria que você está viajando, mas tenho um conhecido que realmente pirou de tanto achar que Lost é uma bíblia de verdades universais.
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Prezado, Olá!
    Grato pelo comentário!
    Se me permite, o problema não é viajar: é não encontrar o caminho de volta!
    Forte Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...