12 de ago. de 2010

Sherlock Holmes (2010) - A Study in Pink


Assisti o primeiro episódio na nova série da BBC sobre o Detetive mais famoso de todos os tempos e gostei muito! A série propõe uma atualização do personagem para os tempos modernos: tanto Sherlock Holmes quanto o Dr. Watson tem blogs e manipulam modernos celulares com desenvoltura. A produção, ao meu ver, por este primeiro episódio, alcançou um grande sucesso em preservar o clima do original - dos livros, quero dizer. A BBC já havia sido responsável por uma versão excepcionalmente perfeita - praticamente livro a livro, página a página - nos anos de 1984-1994, portanto, esta mais que autorizada a inovar na abordagem destes personagens. Algumas poucas mudanças em relação à produção dos anos 80 e 90, no entanto, podem ser destacadas: o Inspetor Legrand me parece muito mais "amistoso" do que eu me lembro, o Dr. Watson é bem menos passivo e o Sherlock Holmes é bem mais sombrio em suas motivações. O resultado final também é consideravelmente mais dinâmico do que nos livros e na versão de 1984-1994 - que muitas vezes resvalavam para fosforilações quase que intermináveis. Normal e compreensível: faz parte do processo de tornar a trama palatável para as massas.

Minha cena favorita: o Dr. Watson (repetidamente) flertando com a misteriosa Anthea (interpretada por Lisa McAllister): o ar de desdém desta é impagável.

O episódio é bem longo (uns 80 e poucos minutos) mas você não quer que acabe: pena, inclusive, que serão produzidos apenas três por temporada. Com certeza é a melhor coisa vinda das terras da Rainha desde The Crooked House. Outro must see. 

Em tempo: hoje, no episódio de Deep Space Nine, Tracy Scoggins (Lois & Clark) faz uma aparição - irreconhecível - como uma cientista cardassiana.

Um comentário:

  1. O titulo Sherlock Holmes (2010) - A Study in Pink faz menção ao conto (que infelizmente nunca tive a oportunidade de ler) A study in Red onde o Sherlock e Watson se encontram... Não foi como eu pensava durante a juventude como mostrado em O enigma da Pirâmide (ótimo filme por sinal).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...